APRESENTAÇÃO PROPINCAR/KAR | de 15 Jun 2017


A Propincar Lda é uma empresa comercial especializada na preparação, manutenção e reparação automóvel, distribuindo em exclusivo para o mercado Açoriano. Para além das tintas tem uma vasta gama de produtos, tais como equipamentos, ferramentas e acessórios das melhores marcas e produtores mundiais.

Históricamente, a origem da empresa remonta ao ano 2000, com uma pequena estrutura, com o reconhecimento do mercado e do serviço prestado pela mesma, é então criada em 2008 a empresa Propincar Lda, tornando-se esta a empresa mãe do grupo de duas empresas, Propincar Lda, e Circuloceânico Lda.

Geograficamente, a Propincar Lda localiza-se no Arquipélago dos Açores em São Miguel, uma ilha marcada pela sua beleza natural.
Com um total de 7 empregados, a empresa dispõe de instalações próprias sita, no Parque Industrial da Ribeira Grande ilha de São Miguel.

Reconhecendo que hoje em dia é fundamental um serviço de elevada qualidade, os nossos profissionais primam pela sua elevada competência técnica e comercial, por forma a poder solucionar, no local, as dúvidas levantadas pelos profissionais que diariamente operam com os nossos produtos.

Toda esta organização foi e será sempre orientada para a satisfação das necessidades e desejos dos nossos clientes, razão da nossa existência.


Recentemente a Propincar fez uma parceria com a marca de tintas KAR, marca esta reconhecida na área da construção civil.
Além das nossas instalações abrimos uma loja no Paim Rua Fernã Jorge nº5 em Ponta Delgada, loja esta especializada na área da construção, hoje podemos dizer que somos mais completos no nosso negócio.



A KAR foi fundada a 28 de Fevereiro de 1980 e tem como principal atividade a produção e comercialização de tintas, vernizes e produtos afins. Começou a sua laboração em Vermoim, Concelho da Maia, numa antiga fábrica de tintas, desativada há mais de dez anos mas detentora de um alvará essencial para dar início à atividade, com excelentes condições em termos de acessibilidade de escoamento dos produtos.

Desde a primeira hora, é gerida pelos atuais sócios, Fernando Couto e Manuel Monteiro, os quais, ao fim de 16 anos, decidiram construir as atuais instalações da empresa, com cerca de 3000 m2 cobertos e outros tantos descobertos, equipando-a com todos os meios necessários ao bom ambiente de trabalho dos seus 28 colaboradores.
No território nacional, a empresa possui a atual fábrica, armazéns próprios de venda distribuídos pelo continente (tais como Almeirim, Anadia e Olhão), e distribuidores em todas as zonas do país, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira.
Inicialmente, a KAR visava apenas atingir o mercado interno mas o desejo de a tornar mais ativa nos mercados externos foi crescendo, assumindo desde logo a internacionalização da empresa como essencial a um posicionamento mais vantajoso e competitivo.

Neste sentido, em 1985, a KAR deu início à sua atividade de exportação privilegiando os países lusófonos do mercado Africano, nomeadamente Angola, Guiné-Bissau e, posteriormente, S. Tomé, onde construiu uma unidade fabril, com inauguração e início de laboração em 2001.

Este projeto tornou-se um veículo privilegiado de penetração da empresa no mercado Africano, onde se encontra em franca expansão, contando com distribuidores em Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. A nível Europeu e do Médio oriente, a estratégia de consolidação tem passado pela aposta em parcerias, as quais a KAR estabeleceu na República da Irlanda, para a distribuição e produção de alguns dos seus produtos mais específicos, e, mais recentemente, no Qatar, a qual se encontra a dar os primeiros passos.

A KAR assume como principal missão a satisfação dos seus clientes, através do fornecimento de produtos e serviços de excelência, de acordo com as exigências do mercado e impacto ambiental. Certificada com a ISO 9001, a estratégia de negócio da KAR passa pelo crescimento sustentado na procura constante de novos produtos e tecnologias que vão ao encontro das expectativas mais exigentes dos seus clientes, cumprindo as normas nacionais e internacionais.

A KAR produz cerca de 800 produtos para um largo espectro de setores industriais e mercados, desde as mais comuns Tintas Plásticas (para paredes) até aos produtos mais técnicos, como Epoxy para Pavimentos e Auto Nivelantes, Tintas Intumescentes, Primários e Tintas Anti Corrosivas, e mesmo Tintas Anti fouling (anti incrustações), estas últimas destinadas à pintura de embarcações.

Em termos de clientes, embora se destaquem as diferentes áreas do setor da construção, sobretudo como primeiros consumidores de tintas decorativas e impermeabilizações, a KAR possui também um interessante leque de produtos e respetivos clientes quer na indústria metalomecânica quer no setor do Mobiliário. É também de destacar a presença da KAR noutras indústrias do setor das madeiras, com produtos específicos e de elevada qualidade, embora com menor volume de negócios.

Em termos de mercados, para além de estar consolidada a nível nacional, na última década a KAR apostou fortemente no mercado externo, sobretudo no mercado Africano, fruto da própria expansão da empresa, e no Europeu, onde se consolidou como empresa exportadora para os mercados Francês, dos países de Leste e da República da Irlanda. Recentemente, o mercado do Médio Oriente tem-se apresentado como bastante promissor para a KAR, como nicho de mercado no setor da construção.

REFERÊNCIAS A título exemplificativo do resultado do trabalho desenvolvido ao longo destes 33 anos, destacam-se as seguintes obras edificadas de referência a nível nacional, onde foram aplicadas tintas KAR:
Leiria, Museu Moinho do Papel;
Porto, Hotel Ipanema, ISCAP, IMPAM, IPO, Hospital de S. João, Faculdade de Letras da Universidade do Porto;
Funchal, Museu da Baleia e Molhe da Pontinha;
Algarve, Hospital de Portimão e Marinotel Vilamoura;
também o Hospital de Macedo de Cavaleiros, Biblioteca Pública de Vila Real, Teatro Constantino Nery em Matosinhos, Metro do Chiado em Lisboa, e muitos mais.

INOVAÇÃO Nos últimos anos, a KAR lançou vários produtos decorrentes da constante procura de novos produtos e novos mercados, destacando-se os seguintes:

Tinta Karpox - Tinta de alta espessura, ao nível da mais forte concorrência alemã e holandesa mais estabelecida. Sofreu um período de desenvolvimento/ensaios relativamente longo até à sua otimização, mas resultou num curto período de implementação no mercado (pouco mais de 2 anos), encontrando-se frequentemente nos mais variados pavimentos, desde parques de estacionamento em Portugal até à Education City e base aérea americana no Qatar;

Sistema Capoto – Considerado uma lacuna importante no portfolio original dos produtos KAR, a investigação deste sistema teve início em 2008, sofrendo várias fases de testes internos e ensaios industriais. Já no final de 2009 e início de 2010, era possível observar a aplicação deste sistema nas obras de recuperação de grande parte dos bairros sociais do Porto. No espaço de 5 meses, a produção deste sistema atingiu cerca de 200 ton;

Membrana cimentícia – Tratava-se de mais uma lacuna importante no portfolio KAR. A partir de um estudo profundo das necessidades e de mercados alternativos, atingiu-se um produto de excelência, com um interessante volume de exportação para países como o Togo, Cabo Verde ou Angola.


Outras notícias